Photobooth: 5 Perguntas Que Deve Fazer // 5 Questions You Should Ask

Depois de falarmos da importância (ou não) de ter um photobooth e vos mostrar-mos o que realmente estão a pagar quando reservam connosco, é altura de vos ajudar a seleccionar o TOP 5 de perguntas que devem fazer antes de reservar este tipo de serviço.

Estas questões não se aplicam apenas ao nosso photobooth mas a todos os que existem no mercado e, algumas delas, podem até ser utilizadas com outros serviços que não apenas o photobooth.

Ora vamos lá:

1.Já inclui IVA?

Parece básica mas às vezes pode escapar-nos. No meio de tantos orçamentos, e-mails, mensagens, fornecedores, podemos por vezes esquecer-nos de fazer as perguntas mais básicas.

Enquanto fornecedores isto é algo que não compreendemos. Se é um serviço e está a ser vendido ao público, porque raio se mostram os preços sem IVA? Para quê dar o trabalho ao cliente de andar a calcular taxas fiscais?

Nunca se esqueça de questionar se o IVA já está incluído (se essa informação não estiver bem explícita) pois de outra forma nunca conseguirá comparar efectivamente os valores entre os diferentes fornecedores já que uns já têm IVA incluído e outros não.

Esta é também uma questão que pode levar ao engano. Ás vezes pode pensar que está a poupar ao contractar um fornecedor e no final acabar por pagar mais do que estava à espera quando podia ter escolhido outro fornecedor que já tinha o IVA incluído no valor apresentado inicialmente.

2. Que tipo de câmera utilizam?

Esta é uma questão que pode passar ao lado de quem não está no mercado e que muitas vezes vai acabar por prejudicar o cliente.

Sabia que a maioria dos photobooths to mercado nacional utilizam webcams de fraca qualidade para tiras as fotografias? Nós também não sabíamos... Até termos começado a receber clientes cuja maior preocupação era a qualidade das imagens pois já tinham experimentado outros photoboths onde as imagens saíam todas pixelizadas.

Esta é também uma informação que por norma não é dada ao cliente o que pode contribuir para a insatisfação não só de quem contracta mas também dos respectivos convidados - especialmente se tenciona utilizar as impressões como brinde para oferecer aos convidados.

Se essa informação não estiver explícita logo à partida, não se esqueça de questionar o fornecedor!

E claro, como fotógrafos que também somos, na Borderland utiliza-se uma câmera DSLR. Isto significa que se quiser posteriormente imprimir as imagens do photobooth em telas A3 poderá fazê-lo sem qualquer perda de qualidade!

3. Os adereços já estão incluídos? Quantos são?

Photobooth sem adereços não é photobooth. Afinal o objectivo da coisa é animar a malta, certo?

Há quem apresente valores já com adereços incluídos e quem peça um montante extra para incluir adereços ao serviço base.

Tenha sempre em atenção se essa informação está descriminada no orçamento ou apresentação do fornecedor. Verifique também se, no caso de incluir, lhe é dito que tipo de adereços pode esperar (são só os de papel? Tem máscaras de látex? Cabeleiras? Chapéus?) e mais ou menos a quantidade que é fornecida.

Desta forma poderá analisar se considera necessário adicionar mais alguns ou até comprar por si mesmo adereços que se adequem mais ao seu gosto pessoal ou à temática do seu evento.

4. Existe um assistente no local?

O que não falta no mercado é oferta. Muita. Mas é preciso ponderar bem quais as suas necessidades e escolher mediante as mesmas.

Ter um assistente permanente às vezes pode parecer demais. Há quem não queira estranhos no seu dia (sim, já nos aconteceu gostarem muito do nosso photobooth mas não reservarem porque não queriam "estranhos" no casamento - se é que isso faz sentido) mas se formos a ver do ponto de vista prático é algo que consideramos de extrema importância.

Ora vejamos:

- Se existir algum problema técnico durante o uso do photobooth prefere ter alguém que o resolva na hora? Ou prefere que o photobooth deixe de ser utilizado durante o resto do evento?

- E se os consumíveis terminarem a meio do evento? É preferível que exista alguém para os mudar de imediato ou deixar de usar o photobooth porque já não dá para imprimir?

- É um serviço de animação certo? Talvez faça sentido que exista alguém a dinamizar a animação, a entreter os convidados, a ajudar os mesmos a lidar com o photobooth e a provocar gargalhadas até ao convidado mais sisudo, não?

Agora se nenhuma destas questões o afligem e prefere que não existam estranhos no dia C, procure o fornecedor ideal que corresponda a essa necessidade/desejo. Mas não deixe, nunca, de perguntar se esta componente de assistência permanente existe ou não caso essa informação não conste no orçamento, para evitar surpresas no dia.

5. E a deslocação? Já está incluída?

Ás vezes procuramos algo específico, diferente, inovador. E eis que encontramos! Só que existe um senão: aquele fornecedor não é da nossa cidade! Nem sequer do nosso Distrito! E agora?

Agora é preciso conversar com o mesmo e perceber se a deslocação é possível e, acima de tudo, se compensa! Há casos em que o custo da deslocação pode ficar tão cara ou até mais que o preço do próprio serviço.

Há outros casos em que a deslocação tem um custo mínimo que quase não afecta o orçamento.

O importante aqui é perceber se o valor apresentado já inclui esse custo e mediante a proposta perceber se compensa ou não. Se for um serviço completamente diferente e que realmente deseja ter no seu casamento apesar do elevado custo da deslocação pode ser que ao conversar com o fornecedor este ofereça algo para colmatar um pouco esse custo extra.

Tentar não custa, deixe claro ao fornecedor que está de facto muito interessado/a em reservar o seu serviço e talvez possam chegar a um meio termo que funcione para ambas as partes!

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil.

É de salientar que estas questões podem ser implementadas a outros serviços, não apenas ao photobooth. O mais importante mesmo é garantir que faça todas as perguntas aos seus fornecedores, mesmo que pareçam perguntas «parvas». Mais vale ter todas as respostas de que necessita do que ter uma má experiência e uma surpresa negativa no próprio dia. Mas claro, convém também ler toda a informação que cada fornecedor lhe faculta para ter a certeza que não vai fazer questões cuja resposta já lhe foi dada ;)

Bons preparativos!

After we talk about the importance (or not) of having a photobooth and showing you what you are really paying when booking with us, it's time to help you select the TOP 5 questions to ask before booking this type of service. .

These questions apply not only to our photobooth but to all those on the market and some of them may even be used with services other than just photobooth.

Let’s go:

1.Does it already include VAT?

It sounds basic but sometimes it can escape us. In the midst of so many budgets, emails, messages, suppliers, we can sometimes forget to ask the most basic questions.

As suppliers this is something we do not understand. If it is a service and is being sold to the public, why on earth are prices shown without VAT? Why bother giving the customer the floor to calculate tax rates?

Never forget to ask if VAT is already included (if this information is not quite explicit) as otherwise you will never be able to effectively compare the values between different suppliers since some already have VAT included and others do not.

This is also an issue that can lead to misunderstanding. Sometimes you may think you are saving by hiring a supplier and in the end you pay more than you expected when you could have chosen another supplier who already had VAT included in the amount initially shown.

2. What type of camera do you use?

This is a question that can pass by the non-marketer and will often end up harming the customer.

Did you know that most photobooths in the national market use poor quality webcams to take pictures? We didn't know either ... Until we started getting customers whose main concern was the quality of the images because they had already tried other photoboths where the images came out all pixelated.

This is also information that is not usually given to the customer which can contribute to the dissatisfaction not only of those who hire but also of their guests - especially if they intend to use the prints as a gift to offer to the guests.

If this information is not explicit at the outset, be sure to question the supplier!

And of course, as photographers that we are, Borderland uses a DSLR camera. This means that if you later want to print photobooth images on A3 screens you can do so without any loss of quality!

3. Are props already included? How many?

Photobooth without props is not photobooth. After all the purpose of the thing is to animate the pack, right?

There are those who present values already with props included and those who ask for an extra amount to include props to the base service.

Always be aware if this information is broken down in the supplier's budget or presentation. Also check to see if you are told what type of props you can expect (just paper ones? Do you have latex masks? Wigs? Hats?) And more or less the amount that is provided.

This way you can analyze if you think you need to add some more or even buy for yourself props that best suit your personal taste or the theme of your event.

4. Is there an assistant on site?

What is not lacking in the market is supply. Lots of. But you need to weigh your needs well and choose from them.

Having a permanent assistant can sometimes seem too much. There are those who do not want strangers in their day (yes, we happen to like our photobooth very much but not to reserve because they did not want "strangers" in the wedding - if that makes sense) but if we look at it from a practical point of view it is something that we consider extremely important.

Now let's see:

- If there is a technical problem while using photobooth, would you rather have someone fix it? Or would you rather photobooth stop being used for the rest of the event?

- What if the consumables end in the middle of the event? Is it preferable to have someone change them right away or stop using photobooth because you can no longer print?

- It's an animation service right? Perhaps it makes sense that there is someone to streamline the animation, entertain the guests, help them cope with the photobooth, and make the most serious guest laugh, no?

Now if none of these issues plague you and prefer no strangers on C-day, look for the ideal provider that meets that need / desire. But never forget to ask whether this permanent assistance component exists or not if this information is not in the budget to avoid surprises on the day.

5. And the dislocation? Already included?

Sometimes we look for something specific, different, innovative. And here we find it! Only there is one catch: that supplier is not from our city! Not even from our District! And now?

Now you have to talk to him and see if travel is possible and above all, it pays off! There are cases where the cost of travel can be as expensive or even more than the price of the service itself.

There are other cases where travel has a minimal cost that hardly affects the budget.

The important thing here is to understand if the value presented already includes this cost and through the proposal to understand if it pays or not. If it is a completely different service that you really want to have in your wedding despite the high cost of travel, it may be that when talking to the provider they offer something to offset that extra cost.

Trying doesn't hurt, make it clear to the provider that you are really keen to book your service and maybe they can come to a compromise that works for both parties!

We hope this article was helpful to you.

It should be noted that these issues can be implemented for other services, not just photobooth. Most importantly, make sure that you ask your suppliers all questions, even if they sound like "silly" questions. It is better to have all the answers you need than to have a bad experience and a negative surprise on the same day. Of course, you should also read all the information that each provider gives you to make sure you don't ask questions that have already been answered;)

Good preparations!