Como escolher o fotógrafo perfeito em apenas 5 passos

Escolher um fotógrafo pode ser uma tarefa difícil, afinal há tanto por onde escolher, como saber se estamos a escolher bem? A oferta é tanta que podemos acabar por nos sentir perdidos e completamente sobrecarregados. Mas não precisa de ser assim!

Eis como podes garantir que escolhes o fotógrafo perfeito para ti em apenas 5 passos:

1 . Define bem o tipo de fotografia que procuras

A fotografia é um mundo e divide-se em várias categorias e subcategorias. É de extrema importância que tenhas clareza sobre o que procuras antes de iniciares sequer a busca. É fotografia de retrato, comida, produto, moda, comercial...? Do que estás realmente à procura? Se definires bem este ponto o restante processo será muito mais fácil pois já irás à procura com foco no que realmente é mais importante para ti.

2. Procura por alguém especializado no tipo de fotografia que procuras

Apesar das bases técnicas da fotografia serem comuns a todos os tipos de fotografia, a verdade é que dentro de cada categoria muita coisa muda. Um fotógrafo que passe 90% do seu tempo a fotografar comida até pode saber o suficiente para fotografar uma sessão de maternidade mas essa não é a sua especialização. É um pouco como os médicos: todos eles têm noções de medicina geral mas se precisamos de um oftalmologista certamente não recorreremos a um cardiologista, certo? Com os fotógrafos é exactamente o mesmo. Tu mereces uma experiência incrível e um resultado final que vá de encontro ao que visualizaste por isso escolhe um especialista na sua área e não te contentes com menos que isso!

Um exemplo da diferença entre um mesmo fotógrafo que fotografe retrato em interior ou em exterior⤴

3. Analisa portfólios

Escolhe 3 a 4 fotógrafos e analisa a fundo os seus portfólios. Mesmo dentro de uma categoria podem existir várias diferenças. Cada fotógrafo é único e por isso mesmo os resultados podem variar muito não só entre fotógrafos mas até mesmo dentro do portfólio de um único fotógrafo.

Por exemplo: eu sou especialista em fotografia de retrato e o meu estilo é à base de tons escuros, fotografia exterior maioritariamente em ambiente de floresta. Apesar disto também fotografo retratos em cidade ou até em interior, por exemplo, e embora a base seja a mesma a verdade é que diferentes ambientes equivalem a diferentes tipos de luz o que irá trazer automaticamente tons diferentes à fotografia final.

É extremamente importante que tenhas isso em mente quando analisas os portfólios de cada fotógrafo. Em que ambiente gostavas de fotografar? Interior ou exterior? É em estúdio? No meio da natureza? Na cidade? Percebe o que vai mais de encontro ao que idealizaste e procura perceber se aqueles fotógrafos vão de encontro ao que pretendes.

4. Conhece os fotógrafos

É possível que por esta altura já tenhas reduzido a lista de potenciais fotógrafos a apenas 2 ou 3 e é de extrema importância que tu e os profissionais com que escolhas trabalhar partilhem os mesmos valores morais e éticos, de outra forma há uma grande probabilidade de no final a experiência ser apenas penosa.

Dependendo do tipo de sessão que escolhas, esta pode ser uma experiência bastante íntima e até vulnerável e é, portanto, importante que confies no profissional que escolhas não só a nível profissional mas também como pessoa. De outra forma corres o risco de te sentir super desconfortável durante toda a experiência o que contribuirá para um mau resultado final. Investe tempo a ler sobre a história do fotógrafo: quais as suas origens e história de vida? Como é a sua personalidade? Gostos que possam ter em comum? Isto vai fazer com que te sintas muito mais confiante na tua escolha final, sabendo que no dia da sessão estarás 100% à vontade.

Aqui pode ajudar procurar por reviews de clientes anteriores. Isto vai permitir-te teres uma ideia do que esperar daquele profissional pela perspectiva de alguém que já passou por essa experiência, validando assim a opinião que entretanto tens vindo a formar sobre aquele fotógrafo.

5. Hora de pedir orçamentos

Recomendo que por esta altura já tenhas apenas 2 a 3 fotógrafos na tua lista de potenciais profissionais. Se tiveres uma lista muito grande isso vai dificultar-te a decisão final (além de te tomar mais tempo a pedir orçamentos a todos).

Certamente já terás um budget em mente, no entanto, pode acontecer que esse budget seja irrealista (especialmente se esta é a primeira vez que procuras por um serviço semelhante). O dinheiro é algo que é bastante emocional e é por isso que é importante não desesperares caso os orçamentos estejam acima do que estavas à espera inicialmente.

Não é recomendável que tomes uma decisão baseada apenas no factor preço. Infelizmente já ouvi muitas histórias infelizes por parte de clientes e até amigos e familiares que escolheram os seus fotógrafos com base unicamente no preço mais barato que encontraram e mais tarde se arrependeram não só pela falta de qualidade do produto final mas também por toda a experiência.

Não estou a dizer que todos os fotógrafos que cobram 30€ por uma sessão são maus fotógrafos, atenção! Estou sim a dizer que escolher um profissional exclusivamente com base nesse factor tem imensas probabilidades de resultar numa má experiência. Todos os pontos acima referidos são tão, ou até mais, importantes que o preço.

Não temos de dar cabo do orçamento familiar por uma sessão fotográfica! E é exactamente por isso que essa deve ser uma decisão bem ponderada pois por vezes o barato sai caro e não é isso que se quer, pois não? Às vezes mais vale esperar um pouco mais e juntar algum dinheiro para investir num produto e serviço de qualidade que gastar pouco em algo que no final nos fará ter de procurar de novo junto de outro profissional, duplicando assim o investimento. Lembra-te, preço e valor são coisas distintas ;)

Espero que este artigo tenha sido útil e que te ajude a encontrar O fotógrafo ideal! Boa procura e boas experiências!

Até à próxima,

Patrícia


Previous
Previous

Elopement: O que É?

Next
Next

A maior tendência de casamento em 2023